top of page
_08A5687-HDR copyright manuel sa.jpg

Criada em 2012, a FIGUEROA.AA tem, por essência, o habito de exercitar distintas formas de associação e organização conforme a demanda solicitada por cada novo projeto assumido e apoiado sempre no desenvolvimento coletivo multidisciplinar como caminho a ser adotado na prática cotidiana do ofício. 
Dentro desse contexto, tem conseguido transitar entre Arquitetura e Urbanismo, nas mais distintas escalas e complexidades apostando sempre por processos intelectuais criativos e abertos que buscam de maneira investigativa debater, desenhar e construir sempre com responsabilidade social e ambiental pautadas no objetivo de contemplar de maneira plena as demandas contemporâneas solicitadas pelos diversos tipos de desafios que o escritório se propõe enfrentar.
Em sua formação inicial a FIGUEROA.AA teve como sócios Letícia Tamisari (2012 a 2022) e Marcos Vinicius Damon (2012 a 2015).

_08A5771-Enhanced-NR copyright manuel sa.jpg

Chile [1966] Arquiteto e Urbanista formado pela PUCCAMP (1988) e com Doutorado pela FAUUSP (2002). Foi Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo na FAAP (São Paulo, SP) de 2013 a 2015. Professor no Mackenzie (São Paulo, SP) de 1993 a 2013 e na Escola da Cidade de 2006 a 2017. Atualmente é Professor Convidado da Universidad de Talca, Chile. Vem atuado com frequência como conferencista convidado em eventos acadêmicos e profissionais, tanto no Brasil como em quase todos os países ibero-americanos. 
Além de distintas premiações e homenagens, já obteve 29 prêmios somente em Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo. Sua produção, tanto projetos, obras e ensaios, tem sido publicada em distintos idiomas ao redor do mundo. Alguns dos seus croquis originais para criação do Museu da Memória, em Santiago do Chile, estão nas coleções de arquitetura do "Centro George Pompidou" de Paris (França) e no da "Casa de Arquitectura" de Matosinhos (Portugal). Onde já foram expostos nas mostras: “Permanence et Rupture” (Paris, 2015) e "Infinito Vão" (Matosinhos, 2018-19).
Em 2018, a Grifa Filmes dedicou a FIGUEROA um dos episódios da série documental: “ARQUITETOS”. Exibida no Canal Curta! e dirigida pelo premiado diretor Herbert Henning, esta série foi finalista do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria "Melhor Série Brasileira Documentário". Agora em 2025, a Aiuê Filmes lançará a segunda temporada de “ARQUITETOS BRASILEIROS” no Canal Arte1 e terá um episódio dedicado a FIGUEROA.

Currículo Lattes

Tese de doutorado

foto Carol.jpg

Nascida em São Paulo (1980) Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e com mestrado em Desenvolvimento Urbano e Gestão Territorial pela Universidad de Costa Rica (2021). Há mais de 20 anos atua como arquiteta e urbanista, possui experiência profissional significativa desenvolvendo projetos autorais e em parceria com grandes escritórios como Brasil Arquitetura (2005 a 2008) trabalhando como membro da equipe em diversos projetos - em destaque ao desenvolvimento do projeto executivo da Praças das Artes (2006). Pedro Mendes da Rocha arquitetos associados (2008 a 2013) como arquiteta coordenadora, esse com a oportunidade excepcional de atuar em projetos realizados com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha [Pritzker 2006]. Desde de 2013 (atual) integra a equipe da Figueroa Arquitetos Associados atuando na coordenação e desenvolvimentos de projetos em diversas escalas. No período de 2014 a 2018 residiu em Brasília onde continuou trabalhando como arquiteta e coordenadora em escritórios locais, além de participar de grupos de estudos e discussões acadêmicas na Universidade de Brasília (UnB) avaliando temas ligados ao contexto urbano local. Também acumula experiência na participação de concursos de Arquitetura e Urbanismo nacionais e internacionais ao longo da carreira alguns com premiações, em destaque projeto vencedor (1º lugar) Museu da História do Estado de São Paulo projeto de adaptação de restauro do Conjunto Histórico da Casa das Retortas (2009) em colaboração com o escritório Pedro Mendes da Rocha arquitetos associados, com posterior desenvolvimento e coordenação de projeto executivo.

_08A5741-Enhanced-NR copyright manuel sa.jpg

Daniel Maioli, Arquiteto e Urbanista, 34 anos. Graduado Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (PR) em 2017, com experiência internacional adquirida através de intercâmbio acadêmico e estágio.
Minha experiência abrange a concepção e execução de projetos arquitetônicos de diversas escalas, reformas residenciais e comerciais, estudos de viabilidade para empreendimentos imobiliários multifamiliares, entre outras áreas.
Desde 2022, faz parte da equipe do escritório Figueroa Arquitetos Associados, onde colabora na elaboração e execução de projetos de arquitetura e urbanismo. Minha atuação também inclui a participação em diversos concursos de projetos de arquitetura e urbanismo, com vários deles sendo premiados.

_08A5738-Enhanced-NR copyright manuel sa.jpg

Gustavo Bondezan, Arquiteto e Urbanista, 29 anos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Durante a Graduação se envolveu ativamente nas atividades complementares à formação, como FENEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo) e CAAU (Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo), nesse último tendo contribuído em três gestões (2015-2017).

Após a Graduação, buscou consolidar experiências de projeto através de Concursos de Arquitetura e Urbanismo e Assistência Técnica Social (ATHIS), além da prática em escritórios de São Paulo, com AUÁ Arquitetos (2021-2022) e Figueroa Arquitetos Associados (2022-atual).

Em concursos, conquistou nos últimos 5 anos mais de 10 premiações em projetos de distintas escalas e abordagens, destacando-se pelo 1º lugar no Concurso Internacional de Ideias para o Campus de Arquitetura e Design da Bauhaus no Rio de Janeiro (2019), 1º Lugar no Concurso Internacional Reinventing Cities C40 – Praça Clóvis Bevilaqua em São Paulo (2022) e o Prêmio Cidades Sustentáveis do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (2022).

Em ATHIS, atuou como integrante da FIO – Assessoria Técnica Popular (2020-21), onde contribuiu para a realização de Termos de Fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), em parceria com o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), e colaborou com a execução do projeto ‘ATHIS em Ocupações na Região Central de São Paulo – SP’, reconhecido com o Prêmio Impacto Social – Edificações do Instituto de Arquitetos e Urbanistas de São Paulo (CAU-SP) em 2021.

Participou com o Grupo de ATHIS do Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Maringá (2021-22) no desenvolvimento do Termo de Fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para a elaboração do projeto ‘Oficinas para construção e capacitação de um Instrumento de Diagnóstico Habitacional Municipal a partir dos Agentes Comunitários de Saúde’, em Parceria com a Fundação João Pinheiro e a Prefeitura Municipal de Maringá – PR.

Através dessas atuações diversas, busca aproveitar as possibilidades de atuação num contexto recente de formação e experimentação para o profissional de Arquitetura e Urbanismo.

bottom of page