CASA VGP
Localização
Vargem Grande Paulista, SP
Ano do Concurso
2008
Area Construída
250m2
Cliente
CAU/SC
Autores
Mario Figueroa,
Marcus V. Damon e Carlos Garcia
Equipe
Amanda RENZ
2008 | 1° Premio Premiação IAB SP 2008 Categoria Edifício: Projeto Habitacional
“Em outro projeto, um arquiteto inventou um método novo de construir casas começando pelo teto para terminar nos alicerces, argumentando que é assim que abelhas e aranhas fazem suas construções maravilhosas...”
SWIFT, Jonathan [1726] “Travels into several remote nations of the world”.
Localizada em um antigo haras que se transformou em condomínio fechada esta casa apresenta um programa razoavelmente convencional. O diferencial da solicitação reside na vontade das autonomias dos distintos itens do programa. O escritório e o quarto de hospedes, deveriam ter acesso independente, assim como os quartos deveriam estar isolados da área social.
O acentuado declive na parte frontal oferece uma bela vista para um pequeno lago que se pode acessar pelo trecho plano do terreno. A casa apenas se insinua para a rua, preservando a visual também para quem apenas passa, a paisagem continuará de todos.
A estratégia parte da ordenação do território a partir da fragmentação do programa nos distintos patamares já insinuados pela topografia. O resultado gera uma série de pátios. A intenção foi a de construir vários vazios aos quais os eventos cotidianos estivessem vinculados e desta forma alimentar os distintos volumes resultantes de luz natural.
Uma leve retícula metálica dá o sentido e o ritmo construtivo da casa. Muros de contensão em pedra assumem a função de estender os limites internos da casa e fortalecer a construção deste território. A expressão de seus fechamentos oferece a possibilidade de resgatar a autonomia dos vedos, a independência da superfície, discutir a oposição entre “superfície” e “volume” a partir da transparência e da maneira como a luz poderá transformar o espaço.